.
29/10/15

Halloween – Dia das zamigas haha mentira

Oi amigas, tudo bem com vocês? Estamos na semana de Halloween e para quem não conhece o que eu acho meio difícil vou explicar um pouco. Halloween ou  O Dia das Bruxas – Tem origem inglesa é um evento tradicional e cultural que ocorre principalmente nos países de língua inglesa em especial no Estados Unidos, […]

Oi amigas, tudo bem com vocês? Estamos na semana de Halloween e para quem não conhece o que eu acho meio difícil vou explicar um pouco.

hw

Halloween ou  O Dia das Bruxas – Tem origem inglesa é um evento tradicional e cultural que ocorre principalmente nos países de língua inglesa em especial no Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. Tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos e à deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta). Sabe-se que as festividades do Samhan eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de outono e o solstício de inverno, no hemisfério norte). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens, só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de finados como à de todos os santos.

Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos “disfarces”, muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra e a peste bubônica dizimou perto da metade da população do Continente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte. Multiplicaram se as Missas na festa dos Fiéis Defuntos e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade, algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou danças macabras.

Alguns fiéis, dotados de um espírito mais burlesco, costumavam adornar na véspera da festa de finados as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a tumba: papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc. (afinal, a morte não respeita ninguém). Também eram feitas representações cênicas, com pessoas disfarçadas de personalidades famosas e personificando inclusive a morte, à qual todos deveriam chegar.

Fonte: Wikipedia

Bom já deu para ter uma ideia de onde surgiu e conhecer um pouco a história do Halloween, hoje não só nos países ingleses mais aqui no Brasil todo ano é comemorado com festas à fantasias o nosso querido Halloween. Confesso que eu adoro, são diversas decorações, fantasias, maquiagens e etc.

decoracao hallo

Para decorar sua festa você pode abusar das tintas vermelhas para imitar sangue, lampadinhas de natal, velas, tecidos brancos, feltros para imitar teias de aranha e etc. Use sua imaginação.

comidas

Hoje temos diversos docinhos com formas engraçadas, seja de bichinhos e etc. Aposto também nos cupcakes, dentaduras e minhoquinhas.

Bom as fantasias são inúmeras e além das já existentes para quem não tem dinheiro nessas horas pode improvisar com uma make legal, quer saber como? Sexta tem vídeo no canal então fica ligadinha !

Espero que tenham gostado.

noiva cadaver

Se ainda não é inscrita no canal corre lá clicando AQUI e se inscreva para receber as novidades em primeira mão !

Postado por:
Patricia

Fique por dentro das novidades do blog. Assine nossa
Newsletter

Paty

Sagitariana, 24 anos, mãe de dois gatos, noiva, sonhadora, formada em Maquiadora Profissional pelo SENAC, ama tudo relacionado ao universo feminino.