.
24/10/14

SUPLEMENTOS, VOCÊ SABE QUAIS EXISTEM E PARA QUE SERVE?

Olá pessoal, fiquei super feliz em saber que já tem pessoas lendo meus posts, e me perguntaram se eu uso suplementos e quais, sim eu uso os básicos que é whey, bcaa, creatina, glutamina e termogênico. Vou explicar um pouco para vocês sobre esses suplementos e para que servem, bom vai ficar um pouco grande […]

Olá pessoal, fiquei super feliz em saber que já tem pessoas lendo meus posts, e me perguntaram se eu uso suplementos e quais, sim eu uso os básicos que é whey, bcaa, creatina, glutamina e termogênico. Vou explicar um pouco para vocês sobre esses suplementos e para que servem, bom vai ficar um pouco grande o post mas é necessário para que entendam certinho ok? Então “bora” conferir !

O que é Whey Protein?

É a proteína do do soro do leite, possui altíssimo valor biológico e é considerada hoje, um dos melhores suplementos alimentares para quem busca ganho de massa magra com exercícios e séries de musculação. A extração dessas proteínas é feita durante o processo de coagulação do leite, que o transforma em queijo. Entre suas melhores propriedades está a presença de muitos aminoácidos essenciais na sua composição.

Pra que serve?

Se você faz academia, musculação, exercícios e pretende com isso, ganhar massa muscular – ou seja, ficar “forte”, whey protein é o suplemento mais necessário à sua alimentação. Se você ainda não sabe o que é whey protein e que efeitos ela causa em seu corpo, acompanhe este post e, quando possível, informe-se com mais profundidade com seu personal ou nutricionista de confiança.

A ação da whey protein se dá quando ela é ingerida após o treino, sendo esse o melhor horário do dia para o seu consumo. Ela evita o catabolismo muscular e é rapidamente absorvida pelo organismo. Se os resultados que você busca diferem do simples ganho de massa muscular magra da whey protein, você também pode ingeri-la em conjunto com outros suplementos de sua preferência.

O que é BCAA?

Antes de saber o que são BCAA’s você precisar saber o que é aminoácido.. Então, explicando de uma forma bem simples e resumida, aminoácido é um pedacinho da proteína. Ou, se você preferir uma explicação mais científica: Um aminoácido é uma molécula orgânica que contém um grupo amina e um grupo carboxila. Alguns aminoácidos também podem conter enxofre. A forma mais importante dos aminoácidos, os alfa-aminoácidos, que formam as proteínas, tem, geralmente, como estrutura um carbono central (carbono alfa, quase sempre quiral) ao qual se ligam quatro grupos: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogênio e um substituinte característico de cada aminoácido.

Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando os peptídeos e as proteínas. Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.

Funciona assim: AMINOÁCIDO -> PROTEÍNA -> MÚSCULO ( para se ter músculo, tem que ter proteína, e para se ter proteína, tem que ter aminoácidos).

Temos dois tipos de Aminoácidos, que são:

  • AMINOÁCIDOS NÃO ESSENCIAIS: Aminoácidos não-essenciais ou dispensáveis são aqueles que o corpo humano pode sintetizar, ou seja, produzir. São eles: alanina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico, serina;
  • AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS: Os aminoácidos essenciais são aqueles que não podem ser produzidos pelo corpo humano. Dessa forma, são somente adquiridos pela ingestão de alimentos, vegetais, animais ou suplementos. São eles: fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e valina.

Bom agora vamos para a parte que você deve estar se perguntando, PORQUE RAIOS TOMAR BCCA?

Durante os exercícios com pesos ou que exigem grande esforço físico, o corpo entra em estado catabólico e se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. O resultado disso é a perda de massa muscular e nós não queremos né, portanto, é muito importante a suplementação com BCAA antes e depois do treino.

 

O que é Creatina? Pra que serve?

A creatina é um derivado dos aminoácidos glicina, arginina e metionina. O músculo esquelético contém 95% de toda creatina do corpo. O coração, o cérebro e os testículos dividem os outros 5%. A creatina permite que você tenha um volume de trabalho mais duradouro e de maior volume te ajudando assim naquela repetição extra. A suplementação pode aumentar o estoque de fosfocreatina e creatina de 10 a 40% resumidamente, a creatina puxa a água do lado de fora da célula para dentro, fazendo-a inchar, por isso temos a sensação de estarmos enorme durante o treino, essa é a razão do rápido ganho de peso quando você toma creatina, e também o por quê da necessidade de beber muita água. O aumento do teor de água nas células musculares causa uma grande tensão nas membranas (a borda da célula, pense em encher um balão de água, quanto mais água, mais pressão), essa tensão envia uma mensagem para o núcleo da célula, e esse envia uma mensagem pelo mRna para aumentar a síntese protéica muscular, fazendo o músculo se desenvolver mais rapidamente ao longo do curso. Finalizando a creatina é claramente o suplemento mais efetivo para aumentar o desempenho nos exercícios anaeróbicos, e aumentar a massa muscular e tamanho das fibras ou seja, todos que praticam exercício deveriam usar a creatina.

 

O que é Glutamina? Pra que serve?

A Glutamina nada mais é que mais um aminoácido, porém o mais abundante em todo o corpo humano e o mais abundante em nossos músculos. Isso significa que esse aminoácido é uma das principais “matérias-primas” ou “blocos de construção” dos nossos músculos. Os músculos produzem 90% de toda a Glutamina existente em nosso corpo a menos que você tenha uma alimentação perfeita, muitas vezes esses estoques de Glutamina podem se depletar, e é aí que os suplementos de Glutamina têm o seu maior potencial pois, como sabemos, nada no nosso corpo é exato e constante !

A Glutamina tem várias funções importantes para quem deseja engordar ou só ganhar massa muscular. Ela bloqueia a chamada via da Ubiquitina mRNA, que é uma via de regulação das proteínas. Com isso, há diminuição da quebra de proteínas (inclusive musculares), atua na regulação do balanço ácido-base do corpo (pois ela produz Amônia); é fonte de energia celular (pode ser convertida em Glicose quando necessário); é usada na síntese de DNA, fundamental para produção de novas células, dentre outras variadas funções que não nos vem ao caso. A Glutamina, ainda, aumenta a energia e serve de suporte para o sistema imunológico de várias formas.

A Glutamina é ideal para pessoas que estão em fase de cutting ou ainda pessoas que desejam ganhar peso e precisam manter a quantidade de massa muscular e aumentá-la (ou seja, os magrelos de plantão que sentem dificuldades em manter os ganhos musculares e o ponteiro da balança). Para você ter uma ideia melhor sobre o assunto, os estudos que mostraram os melhores resultados com a Glutamina incluem pessoas com dificuldades para manter o peso corporal (como corredores de longa distância e pessoas com um estilo de vida muito ativo, ou seja, pessoas com dificuldades para ganhar peso e mantê-lo).

Termogênico o que são? Para que serve?

Termogênico contém a cafeína que é um estimulante do SNC (Sistema Nervoso Central) e que tem como função ativar o metabolismo, elevando a termogênese e promovendo a produção de energia através da utilização da gordura corporal. O potencial de poupar o glicogênio muscular, fazendo com que o organismo utilize a gordura como fonte de energia no lugar do glicogênio (combustível energético limitante nos exercícios de endurance), faz da cafeína um eficiente recurso ergogênico, pois, resulta em um aprimoramento da performance dos atletas, além de protelar o estado de fadiga. Outros efeitos da cafeína que resultam na melhora da performance são: estímulo do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta, estimulando a circulação sanguínea e o funcionamento cardíaco e estímulo da contração muscular, melhorando o desempenho em exercícios de alta intensidade e curta duração.

Para que serve?

O termogênico é para quem tem o objetivo de perder gordura, pois ele da um gás para que possa melhorar seu desempenho nos exercícios com intensidade elevada, caso for treinar a noite evite tomar se não quiser ter insônia, gosto de ressaltar, que nenhum suplemento faz milagre. Não adianta você suplementar se sua dieta não é adequada ou se o seu treino não tem intensidade. Como o nome já diz, são suplementos da alimentação e não cápsulas milagrosas. Não adianta comer igual uma louca e treinar igual uma “moça” e culpar a suplementação.

Espero que tenham gostado beijos e até o próximo post <3

Postado por:
Patricia

Fique por dentro das novidades do blog. Assine nossa
Newsletter

Paty

Sagitariana, 24 anos, mãe de dois gatos, noiva, sonhadora, formada em Maquiadora Profissional pelo SENAC, ama tudo relacionado ao universo feminino.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *